QUEM PEDALA CONNOSCO, NUNCA FICA INDIFERENTE...

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos
Para o ano vamos inscrever 2 equipas na UCI.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.
Correia,Nó,Helder,Agostinho,Abel,Scot,Nito,Bernardo,Paulo,Pedro,Duarte,Bacalhau

Prova de cicloturismo no Cartaxo

Prova de cicloturismo no Cartaxo

sábado, 31 de maio de 2008

VOLTA DE VILA NOVA

VOLTA DE VILA NOVA dia 01 de Junho de 2008

Estamos na véspera de mais um evento de cicloturismo que vai ser realizado pelo Grupo de Cicloturismo da Associação Vilanovense de Vila Nova de Cernache.
Este ano vamos ter novidades na volta, contam com dois elementos da GNR de mota a acompanhar os ciclistas para ver se corre melhor do que no ano anterior.Esperamos que corra mesmo melhor e que não haja casos.
E por fim não se esqueçam das respectivas inscrições e vamos lá estar ás 8 h e 30 m.

Abelciclos

sexta-feira, 23 de maio de 2008

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Importância da relação peso-potência

Por Marcelo Hendel
explicação da importância
da relação peso-potência

O que é mais importante, ser mais forte ou mais leve?
Para responder a essa pergunta vou contar um pouco da minha experiência na avaliação e preparação física. Diariamente me questionam da importância das medidas na avaliação física, quais são os testes, para que servem e certa vez quando explicava isso para um atleta, ele me disse:
“Eu não preciso saber esse negócio de percentual de gordura, quero saber só meu VO2 máximo, gordura não interfere em nada no rendimento”, e foi então que resolvi esclarecer esse aspecto para vocês.
O peso do conjunto atleta + bicicleta é o que define quem terá mais vantagem na hora de competir, e eu repondo o porquê. Quando fazemos um teste de potência anaeróbica, medimos a potência absoluta “Watts” - e a potência relativa em “Watts/kg”. Feito isso, devemos dar atenção à potência relativa, pois é ela que vai definir o rendimento do atleta na prova.
Para que vocês entendam isso vamos usar uma comparação bem simples: um carro e uma motocicleta, ambos movidos a gasolina e que desenvolvem uma potência máxima próxima de 180 cavalos.
Neste caso os dois têm a mesma potência máxima de 180 cv (ABNT), mas a moto tem um desempenho muito maior que o carro, porque a potência relativa da moto é muito maior que a do carro? Vejam:
Se o carro, no caso um VW Golf GTI, que pesa 1.330 kg e tem uma potência máxima de 180 cavalos:
1.330 kg ÷ 180 cv = 7,4 kg/cv
Nesse caso, cada cavalo de potência do motor do Golf GTI vai impulsionar 7,4 quilogramas de peso do automóvel.
Ao passo que uma motocicleta de mil cilindradas - no caso uma imponente Honda CBR 1000 RR Fireblade - que pesa cerca de 180 kg e desenvolve uma potência máxima de 171,3 cavalos:
180 kg cv ÷ 173 cv = 1.04 kg/cv
Ou seja, cada cavalo do motor da motocicleta vai ter que impulsionar pouco mais de 1 kg.
Não é em vão que a Fireblade chega fácil próximo aos 300 km/h e acelera de 0-100 km/h em três segundos. Já o Golf GTI acelera de 0-100 km/h em 8 segundos e tem uma velocidade máxima estimada de pouco mais de 200 km/h.
A relação peso-potência da motocicleta é muito superior a do automóvel, mais de sete vezes para ser preciso. Essa é a grande diferença que determina quem é o mais veloz.
No ciclismo acontece exatamente a mesma coisa.
Se eu tenho dois atletas com mil Watts de potência cada um, mas um deles pesa 60 kg e o outro pesa 80 kg, é óbvio que o ciclista de 60 kg terá um rendimento melhor, pois eles terão uma potência relativa de 16,66 W/kg e 12,5 W/kg, respectivamente.
Na prática isso é o que separa um competidor PRO de um SPORT. Então eu pergunto: o peso do atleta é importante? Claro! É por isso que antes de disputar quem tem a bike mais leve, o competidor deve ficar esperto, pois o peso corporal pode ser o fator determinante para o rendimento.
Pensem nisso.(In blog "bikemagazine") http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1169&Itemid=51

terça-feira, 13 de maio de 2008

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amizade

Volta de Cicloturismo de Vila Nova

Vai decorrer no próximo dia 01 de Junho de 2008 mais uma volta de Cicloturismo organizada pelo grupo de cicloturismo de Vila Nova de Cernache. Ano após ano aquele grupo vem aumentando o numero de presenças o que nos se afigura de bastante êxito uma vez que tem primado pela boa organização. Parabéns aos organizadores que tem sabido dar uma óptima imagem da terra do grupo e da freguesia de Cernache. Não basta organizar uma prova de cicloturismo, é necessário saber organizar, para não cair no erro de ser um fracasso. Devemos “pôr” os olhos naquela organização de Vila Nova e daí aprender como se organiza .Só depois de se elaborar um bom projecto é que se pode partir para a organização dum evento destes. É preciso ter “jeito”, para quem não tem, o melhor é não se imaginar a organizar tal evento.
Para nós que amamos a modalidade lá estaremos como o temos feito .
Abel Santos