QUEM PEDALA CONNOSCO, NUNCA FICA INDIFERENTE...

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos
Para o ano vamos inscrever 2 equipas na UCI.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.
Correia,Nó,Helder,Agostinho,Abel,Scot,Nito,Bernardo,Paulo,Pedro,Duarte,Bacalhau

Prova de cicloturismo no Cartaxo

Prova de cicloturismo no Cartaxo

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pontos essenciais para um pedalar melhor


Há alguma técnica de que pode servir-se para fazer a transição para uma cadência rápida mais suave e mais natural.

AJUSTE A ALTURA DO SELIM. Pura e simplesmente não conseguirá eficazmente fazer rodar rapidamente os pedais se o selim estiver demasiadamente alto ou demasiado baixo. Para saber o que se passa com o seu, meça a sua altura interior da perna desde a virilha até ao chão, desclaço com meias. Segure a fita métrica bem de econtro ao corpo (pode valer a pena prendê-la a uma vareta) e de pé com os pés afastados 15 centímetros. Multiplique o resultado por 0.883. Essa será a distância entre o centro do eixo pedaleiro e o topo do selim, medida ao longo do tubo do assento. Apesar do número 0.833 parecer de grande precisão, sirva-se desse valor apenas como referência e não recei alterar a altura do selim um pouco mais para cima ou para baixo. Simplesmente esteja bem atento a como essas alterações afectam o seu estilo de pedalare, mais importante, a como afectam o seu organismo.
LIMPE OS SAPATOS. Graças a Greg Lemond, uma geração inteira de ciclistas cresceu com a técnica de limpar as solas dos sapatos recmendada pelo campeão de ciclismo. Quando o seu pé e o pedal chegam ao fim do curso da pedalada, imagine-se a limpar a lama da sola do sapato. Isso ajuda-o a manter o calcanhar elevado e elimina o "ponto morto" no fim da pedalada.
LEVANTE OS JOELHOS. É praticamente impossivel puxar efectivamente os pedais para cima quando fas rodas rapidamente os pedais a bom ritmo. Mas pode aliviar o peso no pedal que sobe para que haja um peso menora a empurrar para baixo com a perna oposta. O campeão do mundo de ciclismo de montanha, Ned Overend, faz isso visualizando o joelho a deslocar-se em direcção ao guiador. Isso ajuda a puxar o pedal para cima pelo lado de trás da parte de cima da pedalada, outro ponto morto potencial.
FAÇA EXERCICIOS SOBRE ROLOS. Os equipamentos de treino de interior que prendem a bicicleta com firmeza, podem parecer a escolha segura e sensata. Mas os profissionais sabem que nada refina melhor a técnica de pedalar do que os rolos, que utilizam rambores que rodam livremente e obrigam a um estilo de pedalar balanceado e graciosamente suave, para não cair. Comece por andar num corredor ou perto de uma parede para ter algo a que se agarrar até se sentira à vontade.
FAÇA EXERCICIOS COM TRANSMISSÃO FIXA. "Transmissão fixa" significa que a roda dentada traseira se aplica directamente na roda; não há mecanismo de roda livre. Quando a roda traseira gira, o pedal també gira e por extensão, o mesmo acontece com as pernas . Controlar uma bicicleta sem roda lovre não é particularmente dificil, mas os neófitos não devem aventurar-se no trânsito citadino, ou é quase certo que se seguirá um mortícinio.
FAÇA RODAR RAPIDAMENTE OS PEDAIS NAS DESCIDAS. Quando a estrada começa a a pontar para baixo, é sempre tentador passar a uma mudança grande e deixar-se ir com o vento. Mas, de vez em quando, mantenha a bicicleta engranada numa mudança relativamente baixa e eleve a sua cadência até ás 120 rpm ou mesmo mais. Procure relaxar e concentre-se em manter as ancas e a parte superior so corpo quietos enquanto as pernas rodam.
In - Técnicas de treino para Ciclistas - Ben Hewitt

Sem comentários: