QUEM PEDALA CONNOSCO, NUNCA FICA INDIFERENTE...

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos
Para o ano vamos inscrever 2 equipas na UCI.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.
Correia,Nó,Helder,Agostinho,Abel,Scot,Nito,Bernardo,Paulo,Pedro,Duarte,Bacalhau

Prova de cicloturismo no Cartaxo

Prova de cicloturismo no Cartaxo

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Calceteiros na Palheira

A Palheira é um dos nove lugares da freguesia de Assafarge, que dista de Coimbra, cerca de 5 km da qual faz parte. Esta localidade tornou-se conhecida no século passado e ainda hoje, por ser "uma terra por excelência dos calceteiros". Na realidade se reconhece que o número de profissionais desta área e neste lugar da Palheira era à tempos atrás bastante grande e que tem vindo a decrescer porque os mais "velhos" vão "desaparecendo" e os mais novos seguem para outras áreas profissionais mais suaves e não tão duras. De facto a vida de calceteiro é dura. Basta olhar na posição em que trabalha no seu dia a dia para perceber da rudeza de tal arte. Mesmo assim e para mim a Palheira ainda é a terra dos calceteiros dos quais tenho um carinho especial por estes "artistas" e pela sua arte, até por questões familiares e pessoais tenho saudades dos tempos doutrora de vê-los aqui ou acolá.Tenho mesmo assim a ideia, de ainda haver algumas empresas familiares que conseguiram passar às gerações futuras a arte de trabalhar a pedra. Agora que se avizinham as festas da terra em honra do Mártir S.Sebastião, cumprindo com a tradição doutrora, me lembrei dos Calceteiros numa Terra que os viu nascer e fazer deles Artistas para toda a vida.Para mim orgulho-me daquela Terra. Ficava bem ali um monumento de homenagem a eles. Mesmo assim,viva a Palheira e os seus Calceteiros.

Sem comentários: