QUEM PEDALA CONNOSCO, NUNCA FICA INDIFERENTE...

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos

Aqui estão estes 16 duros do asfalto que fizeram a volta da Lousã sempre na luta dos pontos
Para o ano vamos inscrever 2 equipas na UCI.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.

agosto 2015 .Volta da Tocha e volta por cantanhede,meco,Carapinheira em alta velocidade.
Correia,Nó,Helder,Agostinho,Abel,Scot,Nito,Bernardo,Paulo,Pedro,Duarte,Bacalhau

Prova de cicloturismo no Cartaxo

Prova de cicloturismo no Cartaxo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cidade nos EUA oferece oficina self service para ciclistas

Prefeitura de Minneapolis oferece serviço de auto-atendimento para biker fazer a manutenção básica
A cidade norte-americana de Minneapolis é considerada a mais amiga dos ciclistas nos Estados Unidos. Segundo pesquisas, nos últimos quatro anos, o uso da bicicleta cresceu 33% nos deslocamentos urbanos naquela cidade.
Com tanta bike circulando, é normal que as bicicletas precisem de manutenção de vez em quando. Pensando nisso foi criado um serviço de auto-atendimento para o ciclista fazer a manutenção básica em sua magrela. Trata-se do Bike Fixation Kiosk, implantado pela prefeitura ao lado de uma importante ciclovia.

TreinoManutençãoCicloturismoLançamentosVídeosAnuncieCidade nos EUA oferece oficina self service para ciclistas
Prefeitura de Minneapolis oferece serviço de auto-atendimento para biker fazer a manutenção básica
O quiosque oferece gratuitamente algumas ferramentas como o indispensável cavalete (com uma bomba de encher pneus embutida) e outras oito ferramentas básicas que dão conta da maioria das emergências mecânicas.
O primeiro quiosque já está em funcionamento e já existem negociações para a inauguração do serviço em outros locais de Minneapolis.(in Blog: http://www.bikemagazine.com.br/2012/02/cidade-nos-eua-oferece-oficina-self-service-para-ciclistas-bike-fixtation/ )

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

domingo, 26 de fevereiro de 2012

VOLTA DE DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO

Volta de Domingo com a escolha da prova por Condeixa, Santiago da Guarda, Pombal, Almagreira, Soure e Condeixa.
Estiveram à partida o Duarte, Agostinho, Caçador, Abel, A. Relvão, Paulo, J. Bernardo, Bacalhau, Nito, Rui e Ramiro. Ao todo onze ciclistas a dirigirem-se ao Zambujal e Rabaçal, com ataque inicial do Abel até ao Zambujal. Foram no seu encalço Nó, o J. Bernardo e mais tarde o Rui e o Bacalhau. Reagrupado o pelotão já a caminho de Pombal, formou-se um grupo, sobre a batuta do Abel que depressa chegaram a Pombal. Teve-se que esperar pelo segundo grupo....
Novamente reagrupado o pelotão, lá fomos à pastelaria indicada pelo J.B, já que por ali é conhecedor e o “rei”.
De caminho a Almagreira e Soure foi só alta velocidade já que as estradas deslizavam bem, bom para os “roladores”.
Em Soure o A. Relvão deu uma “sapatada”, dando mais ritmo e velocidade, indo na sua roda o Abel que não mais o largou. Mais tarde juntou-se o Rui, junto à Portela, Junqueira, mas depois decidiu esperar pelo pessoal de Condeixa na Ega. Bom esforço do Rui. Boa prestação de todos,  mas com algumas “quebras de ritmo” para esperar pelos mais atrasados.Mesmo assim 27kms de média e 93 quilómetros mais coisa menos coisa.
Em conclusão: Um bom treino esforçado e sofrido, permitindo a todos brilhar, tais foram as oportunidades de todos, pois tivemos serra, boas descidas e estradas planas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO NO CICLISMO


ESTE DESCANSOU DEMAIS.....
(Este texto abaixo, como é lógico não se adapta a alguns colegas meus de ciclismo que só querem sofá, bejécas e copos etc. etc. Para estes  o "descanso" não é preciso...)

"Um dos aspectos mais negligenciados por praticantes de ciclismo/btt - em especial aqueles que participam de competições - é o descanso, ou recuperação. Às vezes por ignorância, às vezes por negligência, a recuperação é deixada de lado. Entretanto, poucos realmente conhecem a verdadeira importância do descanso na performance de um atleta.
O princípio da sobrecarga
Para que um treino produza respostas positivas no nosso corpo, devemos submetê-lo a um determinado esforço de exercícios. Isso naturalmente vai causar cansaço e fadiga. Com a recuperação, ou seja, o descanso, o nosso organismo vai reagir posteriormente com uma melhora no nível da condição física.
O corpo passou por uma adaptação e ganhou condicionamento. Repare que é após os treinos, durante a recuperação, acontece a compensação, ou seja, é na recuperação que se "ganham" os treinos.
"Se compararmos o nosso músculo com um muro, um treino forte provoca rupturas em várias carreiras de tijolos. Precisamos de descanso para que o nosso metabolismo repare os danos causados nos tijolos. Nosso organismo se previne e repara o muro com novos tijolos para deixar o muro ainda mais resistente e forte temendo novos danos. É assim que ganhamos condicionamento", explica o professor de Educação Física e especialista em fisiologia, Marcelo Hendel.
E quanto deve ser este descanso? ou 1 pausa
Aqui reside a experiência do atleta. É preciso que o atleta se conheça bem. Vários factores influenciam a quantidade de horas de recuperação. Atletas mais novos se recuperam mais rapidamente, assim como os atletas mais condicionados. Provas do tipo Ironman, Ultramaratonas, provas por etapas e corridas de aventura exigem um cuidado especial já que algumas pessoas podem levar até 60-90 dias para se recuperarem. De qualquer forma, após alguma prova, por mais curta que seja, o atleta deve dedicar um ou mais dias para descanso total.
Descanso activo:
Uma forma de descanso eficiente é o chamado Descanso Activo, que é um treino muito, muito leve feito no dia seguinte a treinos aeróbicos (tiros, sprints). Os batimentos não devem passar de 60% de sua FCmáx (frequência cardíaca máxima) e a duração do exercício deve ser bem curta. (1hora máximo) em cadencia, e muito leve girando as pernas sem esforço, longe das subidas.
Semana de férias:
Alguns treinadores, organizam os treinos dos seus atletas de forma que a cada três ou quatro semanas, eles tenham uma semana de descanso. Não se trata de descanso absoluto, mas sim de uma semana em que o atleta se submete a cerca de 50% do volume e intensidade de treinos a que ele está acostumado a realizar. Atletas muito jovens ou acima dos 35 anos podem ter uma semana de treinos reduzidos a cada duas semanas de treinos duros, segundo Friel.
Treinar, treinar e treinar sem descanso é desperdiçar energia vital, viver em estado de stress, perder rendimento em provas e correr grande risco de evoluir para overtraining, e, ainda pior, sofrer uma lesão e aí sim, ficar muitas semanas, talvez meses, sem poder treinar e competir.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

VOLTA DE DOMINGO,DIA 19 DE FEVEREIRO


Treino dominical com a presença à partida de 8 ciclistas. São eles o Abel, António Relvão, Nito, Paulo, Agostinho, Caçador, Duarte e Gaspar, dispostos a enfrentar o frio da manhã e nevoeiro a caminho de Cantanhede. Decidiu-se pela volta de Cantanhede, com passagem por Sto. Varão, Carapinheira e Meco. Depois de Sto Varão e em plena recta do arroz, chega a primeira surpresa, o primeiro furo no “Formustang” do Abel. Reparação a efectuar-se de imediato e a cargo do “Técnico” Nó, já que o carro de apoio não foi, "devido à crise financeira actual", tendo ficado o António Relvão e o Abel nesta reparação de primeiros socorros.
O pelotão seguiu de imediato e pôs-se em fuga até Cantanhede, já que sabiam que estas duas “feras” estavam dispostas a alcançá-los.
Não foi possível já que os fugitivos pedalaram bem e o pneu demorou três a quatro minutos a encher. A bomba de ar do Relvão não valia nada, deve ter sido comprada nos “xinócas”… Reagrupado o pelotão em Cantanhede e com destino a Coimbra aconteceu a segunda avaria.
Aconteceu o segundo furo no “Ferrari” do Nó. Nova reparação com o Abel a apoiar e o Nito a fugir, tais eram os ameaços do Nó. Nova etapa com o Abel e o Nó no encalço do Nito e do Duarte que já depois de Ançã começaram a ser avistados ao longe. Já na Geria caçámos os fugitivos, que disfarçando e muito bem, “diziam estar esperando por nós”.!!!! Nova pancada e foi uma perseguição conjunta ao Caçador, Agostinho e Paulo, que mais à  frente faziam o seu “trabalho de demolição" para não serem apanhados.
Com as despesas da perseguição a cargo do Abel, foram alcançados junto ao campo de treinos da Académica. Reagrupado o pelotão na ponte Açude, esperámos pelo Gaspar que não entendendo a nossa mensagem, resolveu seguir em frente para a Portagem, estando o pelotão à espera dele 10 minutos na Ponte Açude, dando-nos uma “seca” dos diabos.
Bom!, depois deste lapso, lá seguimos em grupo para os Casais, Valongo e Antanhol com o Caçador a impor um ritmo forte e constante, cuja intenção era demolir os adversários. Recomposto com jeito o pelotão, lá se reagrupou no Moleirinho em Cernache, com as despedidas para Domingo, na certeza de haver novos episódios e ataques. Bom treino de todos a mostrar luta sacrifício e coragem destas “feras do asfalto”.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ÉPOCA 2012 DE CICLISMO

Já é publica a data da prova do "9º Convivio de Cicloturismo da ADRV de 2012". Está marcada para o dia 10 de Junho de 2012 ("ORGANIZAÇÃO: A.D.R. Vilanovense, de Vila Nova, CERNACHE..Tem um percurso com cerca de 70km  na região do concelho de Coimbra como tem sido feito. É um convívio com dimensão e bons prémios, pois já habituamos os cicloturistas e participantes a serem bem recebidos.")



DESAFIOS AUDACE
Aos mais corajosos ,!!! vamos lá?????? E se levássemos um leitãozito pró caminho??.Não era mau........
A Prova mais perto no Calendário que temos, É na Amadora
Desafio Audace FPCUB “I E.C.T. Estrelas da Amadora”
Domingo, 25 Março 2012, 07:00 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO AUDACES & FPCUB DistÂNCIA 106 km
Localização : Amadora
Contato : 213 159 648
213 561 253 (Fax)
912 504 851

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012